sexta-feira, 12 de março de 2010

PARÁ DE MINAS NÃO COMBINA COM VIOLÊNCIA E DESLEIXO

PARÁ DE MINAS NÃO COMBINA COM VIOLÊNCIA E DESLEIXO

Plagiando Martin Luther King: EU TIVE UM SONHO.....................Sonhei ver a minha cidade natal, Pará de Minas, como uma cidade próspera, onde as pessoas seriam livres, onde as crianças teriam a inocência de brincar em suas praças, em seus quintais, sem conhecer a violência. Onde os cidadãos comuns mostrariam suas reivindicações e necessidades, contribuindo assim, para uma cidade com qualidade de vida e respeito ao cidadão. Sonhei em criar minhas filhas nesta cidade e Deus assim abençoou. Sonhei em ver a geração de meus netos, desfrutando da alegria de viver em uma cidade do interior, alegre, livre e feliz, mas com segurança. Sonhei em ver a geração de meus descendentes, mantendo com Pará de Minas um elo de raiz, e que no futuro, pudesse trazer de volta à minha terra, conhecimento, prosperidade e desenvolvimento.
Fui acordado deste sonho com uma realidade em que o poema de Vladimir Mayakovski (1893-1930) nos alerta:
“ Na primeira noite, eles aproximaram-se e colheram uma flor do nosso jardim.
E não dissemos nada.
Na segunda noite, já não se esconderam, pisaram as flores, mataram o nosso cão.
E não dissemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles, entrou sozinho em nossa casa, roubou-nos a luz,e, conhecendo o nosso medo, arrancou-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.”
Eu não quero ter a mesma vivência do poema acima, não quero perder a capacidade de me INDIGNAR.
Estou INDIGNADO.
Estou indignado com as autoridades de Pará de Minas, estou indignado com os políticos de minha terra, que ao invés de se preocuparem com o bem estar da comunidade, se degladiam, e com isso não fazem um trabalho de suporte à segurança da cidade, que tanto esperamos e merecemos.
Hoje infelizmente, PARÁ DE MINAS está à mercê da violência e das drogas e com um absurdo crescimento do consumo de crack. E não me venham dizer que não é bem assim.
“Arrombamento é coisa comum, acontece”. E ainda ouvi: - “um arrombamento poderá ser investigado, se houver vítima”.
EU NÃO VOU PERDER A CAPACIDADE DE ME INDIGNAR.
Compreendi que deveria ficar calado, quando pela segunda vez, em quatro meses, tive minha casa arrombada. Na primeira vez, os ladrões removeram um portão de 250 quilos e arrebentaram uma das portas da casa. Pior do que a perda de bens, foi o vazio de não ter ninguém, em que possa verdadeiramente acreditar, que irá fazer algo em minha defesa. Na segunda vez, tive portas internas da casa arrebentadas com uma violência, que EU, COMO CIDADÃO, trabalhador, não irei me acostumar nunca e achar que é isso mesmo.
NÃO QUERO PERDER A CAPACIDADE DE ME INDIGNAR, e estou INDIGNADO.
Tive minha casa novamente invadida e não irá acontecer absolutamente NADA. A comunidade, os empresários, profissionais e cidadãos comuns, devem se acostumar, pois não será feito nada de efetivo, a nosso favor. NADA. Acostumem-se em ver suas casas, sua empresas roubadas, suas família acuadas, e se contentem em fazer um BO, pois a sua “ocorrência”, será apenas mais uma estatística.
E não pense você, que está livre desta absurda situação, pois irá senti-la na pele, rapidamente. É só se calar, achar que as autoridades policiais e políticas de Pará de Minas, estão verdadeiramente, fazendo algo de concreto, em nossa defesa. Apenas acredite e cale-se. Irá sentir dentro de sua casa a violência, que está sorrateiramente, chegando a Pará de Minas.
Deixo aqui uma pergunta para nossas autoridades (políticos e policiais) e também para os bem intencionados empresários, profissionais liberais e gente comum: “PARÁ DE MINAS ESTÁ PREPARADA PARA RECEBER A BANDIDAGEM QUE IRÁ CHEGAR COM A DUPLICAÇÃO DA BR 262?”
Para os que acham um absurdo o que estou falando, aguardem, sem reivindicar um adequado plano de segurança para nossa cidade, e permaneçam calados, quanto às consequências que a cidade começa a sofrer, com as brigas dos deputados de nossa terra.
Verdadeiramente quero acreditar que ainda tenhamos condições de construir uma PARÁ DE MINAS, onde serão conciliados desenvolvimento com sustentabilidade e qualidade de vida.

AINDA ACREDITO NAS PESSOAS QUE FAZEM ESSA CIDADE, E QUERO ACREDITAR QUE O FUTURO FARÁ PARTE DOS MEUS SONHOS.
Quero acreditar que cada cidadão de Pará de Minas, irá fazer um movimento para mudar a tempo, essa realidade de insegurança e violência, que começa a aparecer na cidade. Quero acreditar que, muitas outras pessoas também NÃO PERDERAM a capacidade de INDIGNAR-SE. É chegado a hora do cidadão comum se organizar, para conter esse avanço da violência.
De um paraminense INDIGNADO com tanta omissão .
Giovani de Assis Mendonça
janeiro de 2010
enviada por Mria Suely